Paralisia Facial

Paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial.

Get it on Google Play

Acupuntura e a paralisia facial

A paralisia facial tal como o próprio nome indica, consiste na paralisação ou entorpecimento do nervo facial, dando origem a uma assimetria da face. Esta doença vai modificar sempre a vida de quem a possui, uma vez que afeta uma das zonas mais importantes do corpo humano alterando a simetria desta, o paladar, os músculos, entre outros fatores que irão condicionar o quotidiano. De momento existem várias formas de tratar esta doença, como a medicação, a fisioterapia e as medicinas alternativas, entre elas a acupuntura.

A acupuntura consiste na terapia de uma dada doença através de algumas práticas terapêuticas que remetem às tradições orientais. Esta terapia apesar de estar presente na cultura ocidental há pouco tempo existe há milhares a anos nas zonas orientais, sendo considerada um dos métodos terapêuticos mais antigos. O tratamento através da acupuntura consiste na estimulação de locais anatômicos, sobre ou na pele, a estes locais dá-se o nome de pontos de acupuntura.

##Paralisia Facial e a Acupuntura

A junção da acupuntura com a paralisia facial veio facilitar bastante o tratamento desta última, uma vez que no que toca, em especial, à paralisia de Bell este é um dos métodos mais rápidos e eficazes para o tratamento da paralisia do nervo. A acupuntura utiliza as agulhas como método de trabalho, ou seja, os terapeutas apenas usam agulhas durante o seu tratamento podendo utilizar alguns acessórios para complementar o tratamento mas nunca como tratamentos principal. Como se sabe, o nervo facial é constituído por inúmeras fibras, sendo que estas transportam impulsos elétricos para outros músculos do corpo, assim é muito fácil tratar esta doença através da acupuntura, isto é, devido à carga elétrica que o nervo facial possui pode-se facilmente transmitir impulsos elétricos para o cérebro acabando assim por o estimular o que fará com que o nervo volte ao seu normal.

A acupuntura é um tratamento um pouco complicado, isto é, para o paciente não acarreta dores algumas, contudo é necessário que o terapeuta saiba realmente o que está a fazer. Neste tratamento os especialistas necessitam de encontrar os pontos de acupuntura indicados para a doença e assim conseguir estimular da melhor forma o organismo para que o tratamento tenha os melhores resultados possíveis.

Neste tratamento, de forma muito geral, são inseridas várias agulhas na face, uma a uma, chegando a uma profundidade de 5 mm sendo imediatamente puxados para voltarem a uma profundidade inferior de apenas 3 mm. Seguidamente aplicando rapidamente uma das técnicas utilizadas na acupuntura, bicada de pássaro, obtém-se o Te-Qi, sendo que o paciente estará cerca de 30/ 45 minutos em tratamento e verá logo nas primeiras sessões melhorias do seu estado clinico. É ainda importante referir que não existe um tempo certo de cura para esta doença, ou seja, não é garantido a nenhum paciente que o tratamento durará X sessões, é sim dada uma estimativa do tempo que deverá demorar. O tempo de recuperação desta doença irá depender de muitos fatores, como a gravidade da paralisia, causa da mesma, estado do nervo facial, tempo de demora entre o diagnóstico e o início do tratamento. Não se esqueça que quanto mais tempo demorar a recorrer a um especialista e a iniciar o tratamento mais tempo demorará o tratamento.

A acupuntura é sem dúvida uma das melhores opções de tratamento para quem tem paralisia facial, é indolor e muitíssimo eficiente.



Baixe nosso aplicativo no Google Play:

Get it on Google Play

16 July 2014