Paralisia Facial

Paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial.

Paralisia Facial - Ellen Miyuki

Vou compartilhar meu caso, e espero que ajude muita gente.

No dia 04 de agosto acordei com uma sensação de inchaço no lado esquerdo do meu rosto, e com um pouco de dor de cabeça. No dia anterior meu ouvido esquerdo doía um pouco, e tinha fortes dores de cabeça. No dia 5 de agosto, acordei com o lado esquerdo do meu rosto totalmente paralisado. Fui ao otorrino e fui diagnosticada com neurite, e paralisia facial periférica. Receitaram aciclovir (por 10 dias), decadron (7 dias) e complexo de vitaminas B (por tempo indefinido, tomo até hoje). Nessa mesma semana, fui ao oftalmo, e ele me receitou um colírio para aplicar de 2h em 2h, e que eu comprasse algo para tampar meus olhos ao dormir (esparadrapo, algodão), além disso, óculos escuros o TEMPO TODO, inclusive dentro de casa para ver tv e ficar no computador. Fui também, na semana seguinte, a um neurologista, que disse que iria demorar em torno de 6 meses para voltar ao “normal”.

Na mesma semana que fui diagnosticada, já procurei uma fisioterapeuta (ia todos os dias, mas NÃO fazia aquela terapia com choquinhos, pois meu neurologista disse que não é bom), e uma fonoaudióloga, que me passaram vários exercícios para serem feitos em casa.

Nas primeiras duas semanas não houveram melhoras significativas. Já na terceira melhorei 60%. Agora faz 1 mês, e eu já estou 99%! A única coisa que tá faltando é eu conseguir assoviar!

O que me ajudou muito na recuperação foram os exercícios constantes. Passem em uma fonoaudióloga especializada em paralisia facial, e façam todos os exercícios, a TODO O MOMENTO, o DIA INTEIRO (quando estiverem vendo tv, no computador, dirigindo)! Não deixem os músculos parados! Alguns dos exercícios que foram passados pra mim foram: caretas (fechar os olhos bem forte, sorrir mostrando os dentes, fazer biquinho, levantar/franzir a testa, etc), mastigar do lado que está paralisado (comida, chiclete), e fazer massagens (sentido boca>>ouvido). Não coloquem gelo. Se sentirem dor, coloquem bolsa de agua quente/toalha quente, que ajuda. E também se mantenham positivos, porque se ficarem ansiosos e estressados, só piora.



10 September 2013