Paralisia Facial

Paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial.

Get it on Google Play

Fisioterapia ou acupuntura no tratamento da paralisia facial

A paralisia facial é uma doença que acaba por complicar um pouco a vida dos doentes, uma vez que influencia uma das zonas mais importantes do corpo de uma pessoa, a cara. Um dos principais sintomas é a paralisação do nervo facial, fazendo assim com que os doentes fiquem com uma expressão anormal na cara e ainda percam outros sentidos, como a visão e o paladar. Esta doença nem sempre é bem aceite pelos seus doentes, ou seja, ao contrário de outras doenças não se veem mas sentem-se, esta sente-se e vê-se.

Nos dias que correm não é possível afirmar que um dado acontecimento X é a principal causa do doença, apenas se possui uma lista de possíveis causas para esta doença, conseguindo assim por exclusão de partes perceber-se qual é a causa mais provável para um dado caso. Ainda assim existem duas causas mais comuns, o herpes e o stress a que o doente esta sujeito, sendo que ambos os casos são tratados com muitas semelhanças, em primeira instância são dados medicamentos e dependendo do grau de paralisia pode-se seguir para outros tratamentos.

##Tratamento com fisioterapia

Todos os tratamentos são realizados de acordo com a pessoa a tratar e com o grau de gravidade do problema e o mesmo acontece com a paralisia facial quando o tratamento é a fisioterapia. A fisioterapia é um dos tratamentos mais utilizados para tratar esta doença, com a exceção dos medicamentos administrados para ajudar neste processo. Em primeiro lugar o que o fisioterapeuta irá fazer é analisar o seu caso e averiguar qual o melhor método para si, assim conseguirá seguir uma linha de tratamentos que a ajudarão a melhor esta doença tão complicada. É de salientar que cada caso é um caso e o que para um doente chega para outro não, por isso o seu caso pode nunca ser tratado como se pode tratar em dois meses.

Por norma os fisioterapeutas tentam sempre vários tratamentos, caso o primeiro não surja efeito, assim verão qual se adequa a si e ao seu caso para que a possam tratar da melhor forma. Os principais métodos de tratamento através da fisioterapia são: massagens, electroterapia, reeducação do músculo da face, método de Kabat, estimulação com gelo e os exercícios faciais.

Independentemente do método usado no seu caso verá que os resultados são os melhores, acabando quase sempre por recuperar da lesão. Contudo é importante que comece o tratamento o mais rápido possível a fim de tentar eliminar a possibilidade de ficar com sequelas.

##Tratamento com Acupuntura

À semelhança do que acontece na fisioterapia, a acupuntura possui também um elevado grau de sucesso no tratamento da paralisia facial, mas mais uma vez é necessário procurar o terapeuta o mais rápido possível. Em qualquer doença o compasso de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento é muitíssimo importante, devendo ser o mínimo possível para que tudo corra pelo melhor, evitando assim ficar com sequelas.

A acupuntura é um tipo de medicina alternativa cada vez mais em voga pelos fantásticos resultados que obtém nos diferentes tipos de áreas em que atua, e a paralisia facial é mais um belo exemplo disso. Consoante a rapidez com que a pessoa recorre a um terapeuta, vai ter melhores ou piores resultados, mas em média no final de poucas sessões já se nota uma diferença muito grande tendo em conta como o paciente iniciou o processo. Este tratamento é relativamente rápido, não é doloroso e trabalha bastante a zona lesionada.

Não nos é possível afirmar com certeza que um tratamento possui mais taxa de sucesso que o outro e que por isso deverá optar por ele, pode-se sim afirmar que tanto um como outro possuem taxas muito elevadas e que a satisfação de quem se trata destas formas é muito grande.



Baixe nosso aplicativo no Google Play:

Get it on Google Play

06 July 2014