Paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial.
Quando o nervo facial se encontra interrompido ou irritado, surge a paralisia facial que se pode manifestar de várias formas diferentes. Desde pequenos tiques nervosos à total paralisia de certas zonas do rosto.
A paralisia facial ocorre quando existem um mau funcionamento do nervo facial, levando a que certas zonas do rosto fiquem totalmente paralisadas impedimento as expressões habituais. A paralisia facial pode ocorrer de duas formas distintas:
Existem várias causas possíveis para a paralisia facial, sendo que muitas ainda são desconhecidas. No caso da paralisia fora do cérebro, acredita-se que possa existir um mecanismo inflamatório que responde a uma infeção viral, causando assim a paralisia. De notar que os diabéticos, gestantes no último trimestre de gravidez, pacientes com infeções virais ou imunodeprimidos têm mais hipóteses de desenvolver a paralisia facial.
Outras causas:
A recuperação da paralisia facial pode ser feita através de medicação e fisioterapia ou, em casos muito específicos, de intervenção cirúrgica. Na maioria dos casos, não existem sequelas se todo o tratamento for efetuado de forma eficaz e o mais brevemente possível após o surgimento dos sintomas. Em alguns casos, é possível que o paciente fique com algumas sequelas, como dificuldade em piscar o olho, algum tique nervoso, mas na sua maioria, esta condição pode ser tratada com uma boa taxa de sucesso.
Sintomas mais comuns:
16 October 2014